Novidades

Manual do Filhote

MANUAL DO FILHOTE

1-  Quais as primeiras providências quando acabo de receber um filhote?

Leve-o para casa e o coloque no espaço que reservou para o filhote. Lembre-se que é necessário que ele tenha o espaço restrito para que consiga delimitar onde irá dormir, comer e fazer o cocô e o xixi.

Conhecer a liberdade sem restrição para depois condicioná-lo tornará uma tarefa bem mais difícil e dolorosa para todos.

2- Quais são os acessórios que devo ter em casa?

Caminha, brinquedos, comedouro, bebedouro e ração.

Caminhas e cobertores: podem ser uma boa opção para o “enxoval” do seu cão, mas lembre-se que filhotes podem roer coisas rapidamente. Se você pretende que seu filhote tenha uma casinha, acostume-o desde cedo a utilizá-la. Lembre-se que os cães gostam de casinhas pequenas. Não adianta comprar uma mansão para um filhote pensando na economia. Eles preferem sentir-se como se estivessem numa toca, pois há uma maior sensação de proteção.

Brinquedos: Filhotes adoram brinquedos e estes devem ser adequados ao tamanho do cão e fabricados para animais. Cuidado com os brinquedos infantis com peças que possam ser engolidas pelos filhotes.

Comedouro: preferimos indicar comedouros pesados para diminuir o desperdício de ração.

Bebedouro: a escolha de bebedouros varia de acordo com a raça e a pelagem dos filhotes. Cães com pelagem longa devem usar bebedouros apropriados para diminuir a umidade dos pelos da boca e pescoço. Não indicamos os modelos em que os bebedouros e comedouros são em uma só peça, pois, a água umedece a ração e a ração suja a água, ou seja, INAPROPRIADOS!

Ração: a alimentação é um ponto fundamental para o crescimento e desenvolvimento saudável de um filhote.

Sugerimos que sigam à risca quanto à indicação da marca utilizada desde o desmame.

Não troque a marca da ração utilizada pelo canil sem a orientação veterinária.

Utilizamos o que acreditamos ser o mais indicado para aquele filhote. A ração deve ser oferecida sem alimentos úmidos ou misturados a ela, apenas RAÇÃO SECA.

Quantidade: Em relação à frequência, precisamos levar em consideração a raça e a idade. As raças menores comem pequenas porções com frequências maiores.

Sugerimos deixar a ração disponível sem restrição de horário e quantidade até os 4 (quatro) meses de idade.

Lembre-se que um filhote ao ir para o novo lar passará pelo período de adaptação e poderá comer menos nos primeiros dias; mesmo porque quando estão em matilha, na sua ninhada, há o hábito natural de competição pelo alimento.

3- O filhote está dormindo demais…ele pode estar doente?

Os filhotes, assim como os bebês humanos, dormem bastante MESMO. Eles alternam períodos curtos de relativa atividade como longos períodos de sono. Isso é normal. O que NÃO É normal são filhotes permanentemente apáticos. Neste caso, procure-nos.

4- Quando o filhote dorme, ele treme muito… o que pode ser?

Os cães, assim como os humanos, sonham… e durante os períodos de sonho podem mexer o corpo todo, como se estivessem correndo, rosnando, comendo…enfim…sonham MESMO. Outro motivo para o tremor, mais incomum é o frio. Certifique-se que este tenha um dormitório protegido do vento.

5- Meu filhote está com diarreia. É normal?

Talvez sim…talvez não…é muito comum quando os filhotes chegam em suas novas casas, que o intestino fique ligeiramente desarranjado por causa do estresse da mudança, apresentando consistência mais pastosa. No entanto, não é normal que o cocô seja acompanhado de sangue ou que seja quase líquido. Pelo sim, pelo não, consulte-nos a respeito.

6- Quando posso sair passear com meu filhote?

Só é recomendável sair à rua com filhotes 20 (vinte) dias após a aplicação da última dose das vacinas. Isso por que somente após esse período que ele estará realmente protegido.

7- Quando eu posso dar banho no filhote?

Para cães com pelagem curta, você pode usar lenços umedecidos ou mesmo os produtos chamados de “banho seco”. Já para os cães com pelagem longa, esses produtos não são eficazes. Oferecemos o serviço de banho EXCLUSIVO para os nossos filhotes, com horário marcado. Um filhote pode frequentar banho e tosa em pet shop e clínicas somente após o término da vacinação. Só é recomendável frequentar clínicas e pet shops 20 (vinte) dias após a aplicação da última dose das vacinas

8- Quais são as primeiras coisas que eu preciso ensinar ao meu cão?

A- Você deve ensinar que quem MANDA é você. Não tenha receio de repreender seu filhote. Repreender não significa ser cruel ou maltratar o cachorrinho.

B- Não pular nas pessoas.

C- Não morder as pessoas durante as brincadeiras.

D- Ensinar o filhote o local correto para fazer suas necessidades.

 

9- O filhote está chorando à noite. Eu já dei mil broncas, mas ele não para de chorar…?

Lembre-se que ao levar seu filhote para casa, você o separou da mãe, dos irmãos e dos “humanos” que ele conhecia. É natural, portanto, que ele se sinta “abandonado” durante a noite. O choro/uivo do filhote à noite, é a forma instintiva que ele tem de chamar sua família/matilha para aconchegá-lo. NO ENTANTO, se cada vez em que ele chorar, você aparecer, ainda que para dar uma bronca, estará ensinando ao bebê que chorando as coisas se resolvem e ele recebe o prêmio que queria, a sua presença. Portanto, a principal medida a tomar é ter paciência e não ceder aos choros/uivos do cão.

– Coloque brinquedos e distrações para ele na caminha, existem brinquedos de pelúcia que simulam outro cãozinho.

10- Meu filhote não aprende a fazer as necessidades no lugar. Como ensiná-lo?

OS cães só adquirem controle pleno do cocô e do xixi com 3 (três) ou 4 (quatro) meses de idade. Alguns filhotes podem demorar até 6 (seis) meses. Ensinar um filhote a fazer xixi e cocô no lugar certo não é difícil, mas requer paciência. Ao contrário dos gatos, os cães não nascem sabendo onde devem fazer xixi e cocô. Portanto precisamos ensiná-los de forma bastante clara. Esta é a primeira regra que se deve ensinar ao filhote.

Os filhotes costumam “anunciar” que vão fazer xixi ou cocô: eles param de pernas abertas, balançam a bundinha e começam a agachar. Neste momento, pegue-o no colo e leve-o ao lugar certo. Como ele ainda não tem controle, começará a fazer o xixi (ou cocô) assim que você o colocar no chão. Então faça a maior festa para seu filhote! Elogie-o, etc. Faça tudo isso enquanto ele estiver fazendo o xixi, desta forma, ele irá saber que quando faz o xixi ou o cocô naquele lugar, você fica feliz.

Se ele voltar a fazer xixi no lugar errado, brigue com ele, pegue-o no colo e leve-o de volta ao lugar certo. Então volte a elogiá-lo. Assim ficará bem claro o CERTO e o ERRADO. Não vai demorar muito para ele ir sozinho ao local certo para fazer xixi ou cocô. Tome cuidado para escolher como banheiro dele um local com fácil acesso, que não tenham portas no caminho, etc. Este treinamento irá exigir de você, pelo menos inicialmente, uma vigilância constante. Por esta razão, quando você não puder ficar de olho no seu filhote, deixe-o restrito a uma área da casa (ou apartamento) que englobe o banheiro dele. Em apartamentos, é melhor deixá-lo restrito à área de serviço e se for preciso, forre toda a área com bastante jornal. Com o tempo, vá colocando jornal numa área cada vez menor. Outra opção que tem se mostrado muito eficiente é o uso de tapetes higiênicos.

Se o seu cão já fez 4 (quatro) meses e ainda não aprendeu onde deve fazer xixi ou cocô, então este treinamento será mais trabalhoso. Isto por que ele já elegeu lugares onde ele faz xixi e cocô e provavelmente você não concordou com os locais que ele escolheu, e ele já tem controle urinário, o que faz com que o treinamento descrito acima não funcione, já que assim que você o pegar no colo, ele irá segurar o xixi até que possa voltar ao local que ele acredita ser o certo. Para resolver este problema você terá que comprar um repelente de cães (interno se for dentro de casa, ou externo se for no quintal) e passar no local onde ele costuma fazer o xixi e o cocô. Este repelente tem um cheiro ruim, o que fará com que ele não chegue perto deste local.

Dicas:

  • Alguns cães de raças menores costumam demorar mais para acertar o lugar certo para fazer xixi ou cocô, pois demoram mais para ter o controle urinário. Portanto tenha paciência.
  • Quanto mais cedo você ensinar o local correto ao seu filhote, mais fácil será o aprendizado.
  • Estes treinamentos devem ser feitos com a maior frequência possível. Fazer uma ou duas vezes e desistir é o mesmo que não fazer nada.
  • Alguns filhotes fazem xixi quando os donos chegam em casa, por ficarem muito excitados. O melhor nestes casos é ignorar o filhote até que ele se acalme, então dê atenção a ele.
  • Cães muito submissos fazem xixi ao se sentirem intimidados pelos donos, ou mesmo por estranhos. O melhor neste caso é tratar do filhote com muita delicadeza, para que ele não seja intimidado. Brigar com ele só piora as coisas.

11-  Meu filhote adora morder tudo. Isso é agressividade?

O filhote precisa de limites muito claros e a primeira coisa que deve aprender é o valor da palavra NÃO!

Por isso, sempre que ele demonstrar qualquer comportamento que você não deseja, que ele repita, precisa repreendê-lo.

Como fazê-lo?

Se ele começar a morder, interrompa-o, afaste-o de você e diga seriamente NÃO!

 Faça isso quantas vezes forem necessárias e quando ele o obedecer, agrade-o.

12-O filhote late sem parar quando está sozinho. Quando é que ele vai aprender a ficar só?

Cães são animais sociais e não gostam mesmo de ficar sozinhos. Se você pretende colocá-lo numa área restrita enquanto estiver fora, comece a acostumá-lo a ficar nesta área mesmo quando você estiver em casa. Acostume seu cachorro aos poucos, começando com 5 minutos de cada vez e vá dobrando o tempo quando ele estiver confortável e não estiver chorando mais. Sempre. Ofereça muitas opções para seu cachorro ficar entretido enquanto ele está sozinho. Vários brinquedos e coisinhas para roer, de texturas diferentes. Por outro lado, nunca “treine” o seu cachorro a chorar, abrindo a porta toda vez que ele estiver esganiçando. Só abra a porta e libere seu cãozinho se ele estiver bem quietinho, por pelo menos 2 minutos. Quanto mais gradual e consistente for esta fase do treinamento, mais rápido o seu cão vai aceitar ficar sozinho.

Comente via Facebook
Compartilhe:
Buldogue Inglês Macho – PROMOÇÃO – VENDIDO
Buldogue Inglês Fêmea – PRONTA ENTREGA – VENDIDA
Buldogue Inglês Fêmea – VENDIDA
Buldogue Inglês Macho – VENDIDO
Maltês Macho – Pronta Entrega
Maltês Macho
Maltês Macho
Maltês Macho – Pronta Entrega
Poodle Macho Abricot – Promoção – VENDIDO
Poodle Fêmea Abricot – Promoção – VENDIDA
Poodle Fêmea – VENDIDA
Poodle Fêmea Preta – VENDIDA
Pug Macho Abricot
Pug Fêmea Abricot – PRONTA ENTREGA
Pug Macho Abricot – PROMOÇÃO – VENDIDO
Pug Macho Preto – PROMOÇÃO – VENDIDO
Spitz Alemão Macho Laranja – Lulu da Pomerânia – VENDIDO
Spitz Alemão Fêmea – Lulu da Pomerânia – VENDIDA
Spitz Alemão Fêmea – Lulu da Pomerânia – VENDIDA
Spitz Alemão (Lulu da Pomerânia) – VENDIDA
Shih Tzu Fêmea Branca e Creme – IMPERDÍVEL
Shih Tzu Macho Chocolate – Promoção – VENDIDO
Shih Tzu Fêmea Branca e Fígado “Mini”
Shih Tzu Macho Branco e Fígado – PROMOÇÃO
Teckel Macho Arlequim de Chocolate com Branco
Teckel Macho Arlequim de Chocolate
Teckel Fêmea Chocolate
Teckel Macho Chocolate
Yorkshire Terrier Fêmea “Micro”
Yorkshire Terrier Macho – Pronta entrega
Yorkshire Terrier Fêmea – VENDIDA
Yorkshire Terrier Fêmea – VENDIDA
Maltês Poodle Pug Shih Tzu Spitz Alemão - Lulu da Pomerânia Teckel Yorkshire Terrier
Pug Macho Abricot
Yorkshire Terrier Fêmea “Micro”
Maltês Macho – Pronta Entrega